quarta-feira, 4 de junho de 2014

Economia do Oriente Médio

Oriente Médio não é um país e sim uma região que está centrada ao leste e sul do Mar Mediterrâneo, que envolve diversos países como os citados abaixo, desta maneira falar sobre em geral, se torna complicado, pois cada país possuem uma forma diferente de ter um rendimento e uma boa economia.

·  - Egito
·  - Emirados Árabes Unidos
·  - Jordânia
·  - Israel
·  - Irã
·  - Iraque
·  - Palestina
·  - Turquia

·  - Arábia Saudita  






O petróleo no Oriente médio


  • A economia do Oriente Médio está extremamente ligada à produção de petroléo, uma vez que tal subcontinente abriga a maior jazida do minério do mundo

  • A casca terrestre é feita de imensos blocos de rocha chamados placa tectônicas. No Oriente Médio, duas delas mantêm em choque com a outra: a placa Arábica e a Eurasiana. Essa colisão cria no subsolo, vãos que acabam se transformando em 
  • reservatórios de petróleo.




OPEP

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP ou, pelo seu nome em inglês, OPEC) é uma organização internacional criada em 1960 na Conferência de Bagdá que visa coordenar de maneira centralizada a política petrolífera dos países membros, de modo a restringir a oferta de petróleo no mercado internacional, impulsionando os preços Foi criada em 14 de setembro de 1960 como uma forma dos países produtores de petróleo se fortalecerem frente às empresas compradoras do produto, em sua grande maioria pertencentes aos EstadosUnidos, Inglaterra e países baixos, que exigiam cada vez mais uma redução maior nos preços do petróleo. A OPEP é o exemplo mais conhecido de cartel, conforme descrito por José Rodrigues dos Santos em O Sétimo Selo seu objetivo é unificar a política petrolífera dos países membros, além de ser o único Cartel legalizado do mundo, centralizando a administração da actividade, o que inclui um controle de preços e do volume de produção, estabelecendo pressões no mercado.

Economia agropecuária no Oriente Médio

Embora o predomínio de climas áridos e semiáridos no Oriente Médio prejudique o desenvolvimento da agropecuária, ela é outra atividade econômica importante na região. Ela é realizada predominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, e incorpora até 40% da população economicamente ativa.
A maioria dos habitantes, destituída dos lucros do petróleo, sobrevive de atividades como pastoreio nômade e agricultura (nas poucas áreas úmidas).



Economia turística no Oriente Médio

O Oriente Médio tem muitos lugares que ainda não foram totalmente explorados pelos ocidentais, e, por isso, causa grande curiosidade. Nos últimos anos alguns países têm se esforçado para transformar a região em um centroturístico. O turismo também um segmento econômico importante para alguns países do Oriente Médio, como Israel e Turquia - que juntos recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano.