sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rio Pó


O rio pó é o maior rio italiano com 652 quilômetros de extensão e está inteiramente contido no território italiano. Sua bacia hidrográfica é de cerca de 71.000 quilômetros quadrados e desagua uma média de 1540 metros cúbicos por segundo (podendo chegar a 13.000 metros cúbicos, em épocas de cheias), no Mar Adriático. O rio nasce na região de Piemonte e atravessa cinco capitais de províncias: Turim, Pavia, Piacenza, Cremona e Ferrara. Passa por longos trechos entre a Lombardia e a Emilia-Romagna e uma parte do Veneto, antes de desaguar no Mar Adriático em um delta que se divide em seis ramos.Passando por uma região extremamente industrializada e margeando diversas cidades, o rio sofre a contaminação, que também chega através de afluentes de rios ou canais das grandes cidades do Centro-norte da Itália. Navegável em quase a sua extensão, o Po torna-se uma opção de lazer, mas a balneação é proibida. Comer peixe pescado no Po não é apenas um risco, mas a certeza de contaminar-se. Uma pena, pois em alguns lugares a paisagem é admirável.

Rio Sena

O rio Sena é muito conhecido pelo mundo. Ele é da Europa e se localiza no norte da França;
Sena banha Paris e deságua no Oceano Atlântico. Sua nascente mais distante está situado na cidade de Saint-Germain-Source-Siene, na Borgonha, a 470 metros de altitude, no planalto de Langres.
A extensão do rio Sena é de 776km.
Economicamente, esta bacia responde por 1/3 de toda a produção agrícola e industrial da França.
No Sena são produzidos 37% do petróleo refinado e 79% da produção do açúcar do país.
 Curiosidades sobre o rio:
- Após ter sido queimada em 1431, Joana D'arc teve suas cinzas atiradas no rio Sena
- Em 1991 as margens do rio foram classificadas como patrimônio da humanidade pela UNESCO.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rio Tejo

O rio Tejo é o segundo maior rio português em extensão. É o maior rio da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira mais extensa na península, atrás do rio Douro e do rio Ebro. Seu comprimento chega a 1.038 km, a aera da bacia é de 80.100 km² sua nascente está localizada em Sierra de Albarracín, na Espanha, ele é despejado no Oceano Atlântico. Principais cidades por onde ele passa, Toledo, Talavera de la Reina, Almada, Aranjuez, Santarém,Vila Franca de Xira, Alcântara, Abrantes O rio Tejo é o mais extenso da península ibérica. A bacia é terceira maior, só fica atrás do rio douro e do rio Ebro. A Reserva Natural do Estuário do Tejo é uma Área protegida portuguesa. O estuário do rio Tejo é a maior zona húmida do país e uma das mais importantes da Europa, um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e, sobretudo, para aves, que nele se detém quando de sua migração entre o Norte da Europa e a África. É o maior estuário da Europa Ocidental, com cerca de 34 mil hectares, e alberga regularmente 50 mil aves aquáticas invernantes (flamingos, patos, aves limícolas, etc.).

Rio Danúbio

O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2 845 e 2 888 quilômetros de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra até desaguar no mar Negro, no delta do Danúbio. O Danúbio é uma importante via comercial. Sua bacia hidrográfica se estende por 796 000 km². Seu fluxo médio é de 6 700 m³/s.
O rio tem sua fonte na Floresta Negra, a 60 km a noroeste do lago Constança (alemão Bodensee), na Alemanha, a partir de dois pequenos ribeirões chamados Brigach e Breg, que se juntam em Donaueschingen (Alemanha) e são chamados Danúbio dali em diante. Atravessa em seguida o norte de Áustria (passando por Viena), o sul da Eslováquia, passando por Bratislava, atravessa a Hungria do norte ao sul passando por Budapeste, a Croácia a leste, o norte da Sérvia e Montenegro, passando por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Romênia, e também entra a Romênia e a Bulgária, antes de desaguar no mar Negro na Romênia, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.


Rio Volga

O rio Volga é um dos maiores rios do mundo e o maior na Europa. Nasce nas colinas de Valdai, a noroeste de Moscou, capital da Rússia. Ele corre por 3.740 quilômetros através da Rússia ocidental e desempenhou papel importante na vida do povo do país. Cerca de 60 por cento da água do Volga é proveniente de neve derretida o resto vem da chuva e de fontes subterrâneas. Há usinas hidrelétricas nas represas para produzir eletricidade. É grande o volume de carga que transita pelo Volga. Ele representa mais da metade do transporte fluvial de toda a Rússia. O Volga é uma importante via fluvial de comércio. Ele atravessa as grandes planícies da Rússia, indo desaguar no mar Cáspio, em forma de um grande delta

Rio Reno

O Reno é um rio com 1 233 km4 5 de comprimento que atravessa a Europa de sul a norte, desaguando no mar do Norte no delta do Reno e Mosa. O Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça, no cantão de Grisões, a montante de Coira, e é o resultado da confluência de dois rios, o Reno Anterior e o Reno posterior. Deságua no mar do Norte misturando suas águas com as do rio Mosa no grande delta. Atravessa ou acompanha seis países: a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos. Constitui a fronteira natural entre a Suíça e o Liechtenstein, entre a Alemanha e a Suíça e entre a Alemanha e a França.